top of page

Cópia de Terça Aberta 40ª edição

26/04/2022

com Andrea Tedesco, Maria Emília Gomes e Nina Giovelli

Mediação:  Janaína Leite e Vanessa Macedo

In memorian

 Andrea Tedesco - Andre Tedesco

“Como viver com os mortos, como viver com os animais?” A performance In Memorian parte destas perguntas que Preciado faz em “O Feminismo não é um Humanismo”, para experimentar jogos, leituras e cenas que se constroem e se dissolvem explorando a fragilidade e o fracasso como forma, lançando um olhar para modos de opressão que se relacionam e que têm em sua origem o binômio hierarquizado homem/animal. Somente uma parte do vídeo anexado integra a performance, não é um vídeo da performance.


Duração: 20 min

MINIBIO

Atriz e arte-educadora. Desde 2019 desenvolve pesquisa na área da performance sobre especismo, estudo que, no ano de 2021, desenvolveu dentro do Grupo de Práticas Performativas do Cuidado com coordenação de Tania Alice, UNIRIO. Desde 2013 é colaboradora em intervenções e peças do OPOVOEMPÉ. Em 2020, fez a performance solo de sua autoria, Te Extraño!



ECO, OCO PRESO NO PEITO

Maria Emília Gomes

“Tenho um eco, oco preso no peito!” Eco que vibra as vísceras, grito encapsulado, oco vazio que não se escuta. Sou corpa ‘sem lugar’, presença em meio a tantas ausências. “Não me reconheço ‘aqui’, não pertenço?” Erguer a voz é dançar pelas frestas, ato necessário na pesquisa em processo, na qual, arte e vida estão intimamente ligadas. Pés na terra, erguer-se, seguir de pé...explodir o peito. Corpa que dança grito e manifesto, ritualiza a presença da mulher preta cujo corpo em performance ecoa, vibra, pulsa e ritualiza o instante. Eco, oco preso no peito move aquilo que tem consumido por dentro e que, no hoje, dói.

duração: 19 min

MINIBIO

MULHERPRETAcisbissexualArtista da Dança. Filha da ‘Dona Julita’ e do ‘Preto da Marieta'. Cria das rodas de capoeira e das brincadeiras de rua, começou sua formação em dança na cidade de Ouro Preto-MG e se profissionalizou como bailarina interprete pelo Balé Jovem do Palácio das Artes e como interprete-criadora pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. É Licenciada em Dança pela UFMG e em Estudos Gerais: Artes e Culturas Comparadas pela Universidade de Lisboa. Atuou como bailarina da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre/RS, bailarina-interprete-criadora do coletivo Mimese Cia de Dança Coisa, professora de Dança no Projeto Escola Preparatória de Dança – EDP da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS e assistente de ensaio da Cia Jovem de Dança/RS. Também atuou como professora curso Técnico de Dança no Programa Mediotec em São Caetano do Sul (SP) - FASCS e, atualmente, está professora nos cursos Prática de Dança e Agente Cultural no programa FIC/FASCS. Atualmente está mestranda em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisa Práticas Pedagógicas Decoloniais e Antirracistas na Formação do Artista da Dança. Emília é interprete criadora e produtora na T.F. Style Cia deDança/SP e desde 2019 atua como professora e coordenadora artística no projeto piloto Ayodele Balé, escola de formação em dança para crianças negras e não negras de baixa renda na cidade de São Paulo.



Bocuda

Nina Giovelli


Bocuda é um programa performativo para falar primeiro e pensar depois, é ativação e  também partilha de imaginários, uma tentativa de alimentar a ficção com questões reais; um pouco de passado, um pouco de futuro, uma composição entre realidade palpável, memórias e imaginação. Na performance a voz engaja o corpo e busca vibrar o espaço e os outros corpos; a dança é um sistema bruto de comunicação; há engajamento emocional e há uma busca de criar um espaço empático onde caibam questionamentos e pensamentos de mundo. Um concerto, uma fala muda, uma palestra, um encontro para pensar junto e ativar possibilidades, uma proposta para organizar-se de uma outra forma em uma outra lógica.


Duração: 30 min

MINIBIO

Artista independente e educadora, pesquisa corpo e movimento tecendo conexões entre o sensorial, o motor e os imaginários do corpo. Graduada em Dança pela Unicamp, formada no Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI/SP e atualmente em processo de formação na técnica de educação somática Body Mind Movement. Participou do intensivo de formação e criação nos estudos do corpo e do movimento no Centro em Movimento e fez parte do Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas do Fórum Dança; ambos em Lisboa/PT. Atualmente buscando voos solo, agindo em colaboração na pesquisa de outros artistas e buscando ativar a criação de contextos-laboratórios-aulas para a pesquisa coletiva de corpo, movimento, percepção e política.

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.


Comments


Receba convites e novidades da Cia!

contato enviado

Kasulo Espaço de Arte

R. Sousa Lima, 300 - sobreloja

Barra Funda, São Paulo/SP

​(11) 3666-7238

bottom of page