Terça Aberta 41ª edição
- Cia Fragmento de Dança
- 6 de jun.
- 3 min de leitura
24/05/2022
com Juarez Moniz, Ricardo Aparecido Silva e Rubia Braga
Mediação: Janaína Leite e Vanessa Macedo

Epístola
Juarez Moniz An
dre Tedesco
Epístola é uma carta aberta coreográfica. Um protesto poético, que reflete acerca das formas de opressão fascista que o Brasil foi afundado desde o golpe de 2016. Esta pesquisa nasce da indignação causada pela censura explícita às obras de arte e aos artistas brasileiros.
Duração: 20 min
MINIBIO
Juarez Moniz, 35 anos. Artista da dança, natural da cidade de Natal/RN, residente em São Paulo/SP. Compôs o elenco da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, sob direção de Wanie Rose, de 2007 a 2021. Participou e compôs o elenco de dois processos coreográficos com o Clébio Oliveira (Rio Cor de Rosa – 2010 e Inverno dos Cavalos – 2017) e de uma remontagem do trabalho coreográfico, Tia Robenize – 2014. Participou de montagens coreográficas com nomes como: Edson Claro, Mário Nascimento, Clébio Oliveira, Airton Tenório, Marcelo Pereira, Carla Martins, Cosme Gregory, Sávio de Luna. Desenvolveu trabalhos coreográficos, como: Eu, Vós e Ele (2010), Gonzagando (2012), O Quebra-Nozes versão contemporânea (2013), Carmina Burana (2014), Andara (2016). Graduado em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2013) e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRN (2016), sob orientação da Professora Doutora Patrícia Garcia Leal. Desenvolveu pesquisa na área da dança com o título, “O Artista-Docente: a lentidão como escolha processual em dança”, pesquisando a zona espaço-temporal do entre e a potência cênica da pausa. Foi Professor Substituto do Curso de Graduação em Dança da UFRN (2015.2), ministrando os componentes: Corpo e Espaço, Conscientização Corporal e Laboratório de Composição Coreográfica. Foi Professor Temporário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, atuando no projeto de extensão em artes, EdUCA – Escola de Extensão da UERN Natal. Como artista independente iniciou o processo de pesquisa do seu primeiro trabalho solo em 2018, intitulado “Epístola”. A vídeodança deste processo inicial foi contemplada na Muestra de Vídeo Manifesto, em 2019 na Colômbia. Após uma pausa, retomou a pesquisa em 2021. Foi contemplado pelo Edital Glorinha Oliveiro, Lei Aldir Blanc, para a produção de um documentário acerca de sua vida artística (2022). Atualmente é professor no Ballet Paraisópolis (SP)

Reforma
Ricardo Aparecido Silva
Num espaço vazio, um corpo pontua gestos e camadas de movimento num processo de mudanças e descontinuidades. O ambiente ganha contornos de montagem e desmontagem sugerindo a atmosfera de uma instalação reconfigurando caminhos e assuntos corporais. Novas perspectivas e pontos de vista se abrem na relação do mover e do falar em que a linha dramatúrgica estabelece como força da composição o acaso, o momento e o jogo.
Duração: 20 min
MINIBIO
Intérprete-criador, coreógrafo, capoeirista, co-fundador da Cia ID´Artê e do espaço cultural Burkadaguti. Graduando Pedagogia, trabalha como professor de Capoeira Angola para adultos, jovens e crianças. Integrante do Núcleo Improvisação em Contato. Ministrou a oficina da Técnica à Poética, onde mescla seus estudos sobre a Capoeira Angola e a Dança Contemporânea, no Chile e em São Paulo. Integrou o Teatro Dodecafônico onde pesquisa performances e intervenções do corpo na cidade.

Fugaz (ou sobre aquilo que me escapa)
Rubia Braga
Fugaz (ou sobre aquilo que me escapa) é um trabalho em processo que investiga o corpo em movimento como um eterno contínuo a engendrar uma dança sempre inacabada, sempre em curso, provisória. Coreografias fraturadas forjando uma sucessão emaranhada e labiríntica. Cortes e rupturas. Desacontecimentos. Fendas na consciência onde a verdade é essa coisa que me escapa.
Duração: 20 min
MINIBIO
Artista da dança. No seu fazer artístico, busca explorar um corpo crítico, que tem no movimento um caminho de autonomia e emancipação. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Criou os solos de dança Zona Provisória e Frestas. Há cerca de dez anos integra o núcleo Vera Sala como bailarina convidada, colaborando na pesquisa e criação de diversos trabalhos.
Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.
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