A COMPANHIA

Sob a direção de Vanessa Macedo, a Cia Fragmento de dança é um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança contemporânea, sediado na cidade de São Paulo – SP, desde 2002. Ao longo dos seus anos de existência, construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir gênero, autoimagem, fricção entre vida e obra. Nos últimos anos, tem se voltado para a investigação do autodepoimento na cena, a experiência da alteridade e a dimensão política do falar sobre si em processos de criação. Pesquisando o que vem chamando de “dança depoimento”, reflete sobre as relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro, e sobre a fricção entre privado e público na cena.  A Cia tem uma intensa atuação na capital paulistana, participa constantemente de festivais nacionais e internacionais e já foi contemplada pelos principais prêmios e editais de incentivo à Dança.

 

 

EQUIPE

Coreografia e Direção: Vanessa Macedo

Assistente de Coreografia: Maitê Molnar

Interpretes: Diego Hazan, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, Thainá Souza, Vanessa Macedo e Vinicius Francês

Produção Executiva: AnaCris Medina

Arte Gráfica: Gustavo Domingues e Letícia Mantovani

Figurino: Daíse Neves

Criação de Luz: André Prado

Assessoria de imprensa: Elaine Calux

TRAJETÓRIA

2019 – À La Carte - Contemplado pelo 24º Edital de Fomento à Dança

2018 – Dança para Camille

2017 – Eu Outro - Contemplado pelo 20º Edital de Fomento à Dança

2016 – “Porque Somos Mutantes” – Contemplado pelo Proac – (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo)

2015 – “Um corpo só” – Contemplado pelo 16º Fomento à Dança

2014 – “Aos vencedores, as batatas” – Contemplado pelo Proac – (Programa de Ação cultural do Estado de São Paulo)

2013 – “Sem Título” – Contemplado pelo 12° edital do Programa Municipal de Fomento à dança

2012 – “Nuvens Insetos” – Contemplado pelo 10° edital do Programa Municipal de Fomento à dança, e pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna (2013) e pelo Edital de Ocupação da Caixa Cultural (2016)

2011 – “Ecos” – Criação realizada sem apoio financeiro, estreou em junho de 2011 no Semanas da Dança do CCSP

2010 – “Anjos Negros” – Contemplado pelo Proac – (Programa de Ação cultural do Estado de São Paulo)

2010 – “Corpos Frágeis” – Contemplado pelo 6° edital do Programa Municipal de Fomento à Dança e pelo edital de ocupação da Caixa

2008 – “Beije Minha Alma” – premiado pelo 12° Cultura Inglesa Festival

2008 – “Sob a Nudez dos Olhos”– contemplado pelo 2° edital do Programa Municipal de Fomento à Dança e pelo Circuito SESI de Dança 2008

2007 – “Versos da Última Estação”– contemplado pelo PROAC -Programa de Ação Cultural para pesquisa e investigação em Dança

2006 – “Sem voz, sem sono, sem vez”– Criado para a Domínio Cia de Dança de Natal-RN em 2006 e remontado na Cia Fragmento neste mesmo ano

2004 – “In verso” – Criação realizada sem apoio financeiro, contemplada, em 2005, pelo projeto “Sesi Novos talentos”

2002 – “Reticência”– Criação realizada sem apoio financeiro, participou do projeto “Outras Danças” (Sesc Ipiranga), do Panorama Sesi da Dança-2003 (Sesi da Paulista) e da I Mostra Natal de Dança (Escola de Música da UFRN)

 

KASULO

ESPAÇO DE RESISTÊNCIA QUE JÁ

CELEBRA MAIS DE 10 ANOS DE VIDA.

Em dezembro de 2008 nascia o Kasulo – Espaço de Arte e Cultura, localizado na rua Sousa Lima 300, na região da Barra Funda. Sede da Cia Fragmento de Dança e da Cia Carne Agonizante, o espaço construiu um importante elo cultural com a capital paulistana, promovendo ações de compartilhamento entre artistas de diversas áreas, investindo em formação e realizando permanentemente temporadas artísticas.

 

Ações como Terça aberta no Kasulo, Cinema na Rua, canal Murro TV, além de oficinas e aulas regulares fazem parte de sua trajetória. Também abre suas portas para discussões envolvendo políticas culturais, recebendo com frequência as reuniões do Movimento a Dança se Move.

  • Facebook
  • Instagram
 

VANESSA MACEDO

Natural de Natal – RN, iniciou seus estudos em dança com o Prof. Edson Claro na UFRN, depois de uma experiência de 10 anos como ginasta e técnica de ginástica rítmica. Coreógrafa, bailarina e diretora da Cia Fragmento de Dança de São Paulo - SP, criou 18 trabalhos artísticos, apresentando-se em várias cidades do Brasil e em importantes festivais nacionais e internacionais. É bacharel em direito pela UFRN, mestra em artes pela UNICAMP e doutora em artes cênicas pela ECA – USP. No primeiro semestre de 2019, foi professora especialista visitante no curso de graduação em dança da UNICAMP e, no ano de 2020, passou a fazer parte da equipe artístico pedagógica do Centro de Referência da Dança. Como bailarina, dançou na Gaia Cia de Dança (Natal-RN), na Cia de Danças de Diadema (Diadema – SP), na Quasar Cia de Dança (Goiânia-GO), na Cia Carne Agonizante (São Paulo – SP). Desenvolve pesquisa sobre dramaturgia na dança, autodepoimento nas artes e performatividade do feminino. É idealizadora e curadora do evento permanente “Terça Aberta no Kasulo” e uma das gestoras do Kasulo Espaço de Cultura e Arte, de São Paulo – SP, idealizando e produzindo diversas atividades ligadas à arte. Participa da organização do “Movimento a Dança se Move” e desenvolve estudos na área das políticas culturais.

 

NÚCLEO ARTÍSTICO

ANACRIS MEDINA

Produtora executiva da Cia Fragmento de Dança desde março de 2017, atua no agenciamento, planejamento e articulação dos projetos realizados pelo grupo. Cursou a graduação em Dança (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo Núcleo CELACC – da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha profissionalmente na área de produção há dezoito anos, em especial com trabalhos autorais na área de música, teatro e dança. Em 2013 fundou a empresa Jasmim Produção Cultural, com objetivo de ampliar os serviços de gestão cultural, atuando em todas as etapas dos projetos, como a elaboração, execução e prestação de contas.

DIEGO HAZAN

Diego Hazan é intérprete na Cia Fragmento de dança desde 2014, com direção de Vanessa Macedo. Deu início aos seus estudos em Natal – RN, onde trabalhou com grandes nomes como Wanie Rose, Edson Claro, Clebio Oliveira e Marcelo Pereira. Em sua atuação como Intérprete integrou a Aviva Cia de Dança (2009 -2011), Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (2011-2014), Anacã Cia de Dança (2014) e Cia de Dança Andréia Sposito (2014). Hoje também atua como Professor Contemporâneo, Heels Class e Jazz no Studio Anacã, WA Danças e Kasulo Espaço de Cultura e Artes, (Dept Cult).

LETÍCIA MANTOVANI

Graduada em Dança pela UNICAMP (2012), em 2018 passou a fazer parte do elenco da Cia. Fragmento. Em 2019, realizou junto a Ágata Cérgole e o Mínimo Coletivo o trabalho "YIN", contemplado pelo PROAC primeiras obras de dança. Foi bailarina na Packer Cia. de Dança (Campinas/SP), de 2011 a 2015. Em Julho e Agosto de 2014 participou do projeto “Biblioteca do Corpo” como bailarina na montagem do espetáculo “Erêndira” e teve aulas de técnicas variadas dentro da programação do Impulstanz Festival como bolsista. Foi bailarina no elenco da Cia. Corpos Nômades em 2015 e, em 2016, fez aulas de Countertechnique, balé clássico e dança contemporânea com diversos profissionais e companhias na Austrália e Nova Zelândia. 

MAITÊ MOLNAR

Bailarina e assistente de direção da Cia Fragmento de Dança desde 2011, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2004 a 2007). Sua experiência profissional começou na StacattoSP ciaDança, onde foi convidada a compor o elenco por Caren Polido, que assinava a direção na época. Posteriormente a Cia contou com a direção de Fernando Machado. Na Stacatto trabalhou com coreógrafos como Ivonice Satie, Anselmo Zolla, Luiz Ferron, Sandro Borelli, entre outros. Em 2010 foi convidada para dançar no I Festival de Danza Contemporânea In Vitro, em Cuenca-Equador integrando o Núcleo Mercearia de Ideias. Em 2014, recebeu o Prêmio Denilto Gomes de Dança (da Cooperativa Paulista de Dança), como bailarina revelação, pelo espetáculo “Aos Vencedores, As Batatas” da Cia Fragmento de Dança.

THAINÁ SOUZA

Bailarina da Cia Fragmento de Dança desde 2019, é formada em dança pela Escola Técnica Estadual de Artes de São Paulo (2014 - 2015), e pelo Projeto Núcleo Luz Fábricas de Cultura - Ciclo II (2016 - 2018). Foi aprendiz no Projeto Núcleo Luz Ciclo I (2014 - 2016). Estagiou na Jorge Garcia Cia de Dança (de março a agosto 2019) acompanhando a criação e circulação do espetáculo “Plano Sequência - Caixa Preta” e circulação do espetáculo interventivo “Take 2”. Fez parte da Residência dança depoimento em contágio com a Cia Fragmento de dança e convidados (novembro de 2018), dando origem ao espetáculo “À La Carte” (2019). Integrou o Viver Núcleo de Dança contemplado pela 25° Lei de Fomento à Dança com o Projeto Dispositivos de Visão (2019 a Março de 2020). Atualmente integra também o Coletivo Calcâneos e a Dentre Nós Cia de Dança.

VINICIUS FRANCÊS

Bailarino da Cia Fragmento desde 2019, é artista da dança desde 2008 e graduado em Bacharel em Ciências da Computação (UNESP). Em sua trajetória profissional integrou a Cia de Danças de Diadema, Alex Darc Produções, Divinadança, iN SAiO, GRUA, FreelaCia, Projeto "Pontilhados" (Grupo Experimental/PE), Núcleo 2, Projeto Mov’ola e Cia Siameses. Foi selecionado em 2014 pelo projeto Biblioteca do Corpo, participante do Impulstanz e  espetáculo “Erendira”. Dirigiu a residência artística Mo/Ver da Cia Blick (Argentina) e criou a obra "Encuentro entre bienvenida y no-me-quiere".  Foi jurado em Mapas Culturais, Prêmio Nelson Seixas e festivais paulistas. Dirige projetos da Cia Com-tato desde 2010, atua como bailarino convidado do Mercearia de Ideias e integra a Robo.Art e o Núcleo Arcênico.

>>Cia Fragmento de Dança

producaociafragmento@gmail.com

>>Kasulo Espaço de Cultura e Arte

R. Sousa Lima 300, Barra Funda 

São Paulo/SP | TEL: 11 3666-7238

blog-ícone-.png
  • w-facebook
  • instagram