top of page

A COMPANHIA

Sob a direção de Vanessa Macedo, a Cia Fragmento de Dança é um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança contemporânea, sediado na cidade de São Paulo – SP, desde 2002. Ao longo dos seus anos de existência, construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir gênero, autoimagem, fricção entre vida e obra. Nos últimos anos, tem se voltado para a investigação do autodepoimento na cena, a experiência da alteridade e a dimensão política do falar sobre si em processos de criação. Pesquisando o que vem chamando de “dança depoimento”, reflete sobre as relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro, e sobre a fricção entre privado e público na cena.  A Cia tem uma intensa atuação na capital paulistana, participa constantemente de festivais nacionais e internacionais e já foi contemplada pelos principais prêmios e editais de incentivo à Dança.

 

 

EQUIPE

Coreografia e Direção: Vanessa Macedo

Assistente de Coreografia: Maitê Molnar

Interpretes: Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Gabriela Ramos, Maitê Molnar, Vanessa Macedo

Produção Executiva: AnaCris Medina

Arte Gráfica: Gustavo Domingues e Letícia Mantovani

Figurino: Daíse Neves

Criação de Luz: André Prado e Sandro Borelli

Assessoria de imprensa: Elaine Calux

Parcerias Artísticas: Flávia Teraoka, Letícia Mantovani e Vinícius Paquitinho Francês

Estagiária: Letícia Almeida

 

TRAJETÓRIA
2022 - La Mariposa - Estreia presencial, Contemplado pelo 31° edital de Fomento à Danca

2021 - La Mariposa - versão online, apoiada pelo Festival Amparo

2021 - Eu outra - criado especialmente para a abertura da 5ª edição do projeto Mulheres em cena

2021 - Do Improvável - Contemplado pelo 27° edital de Fomento à Dança

2020 - Amor Mundi - Contemplado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo)

2019 – À La Carte - Contemplado pelo 24º edital de Fomento à Dança

2018 – Dança para Camille  - Criado para o projeto Mulheres em Cena

2017 – Eu Outro - Contemplado pelo 20º edital de Fomento à Dança

2016 – Porque Somos Mutantes – Contemplado pelo Proac – (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo)

2015 – Um corpo só – Contemplado pelo 16º Fomento à Dança

2014 – Aos vencedores, as batatas – Contemplado pelo Proac – (Programa de Ação cultural do Estado de São Paulo)

2013 – Sem Título – Contemplado pelo 12° edital do Programa Municipal de Fomento à dança

2012 – Nuvens Insetos – Contemplado pelo 10° edital do Programa Municipal de Fomento à dança, pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna (2013) e pelo Edital de Ocupação da Caixa Cultural (2016)

2011 – Ecos – Criação realizada sem apoio financeiro, estreou em junho de 2011 no Semanas da Dança do CCSP

2010 – Anjos Negros – Contemplado pelo Proac – (Programa de Ação cultural do Estado de São Paulo)

2010 – Corpos Frágeis – Contemplado pelo 6° edital do Programa Municipal de Fomento à Dança e pelo edital de ocupação da Caixa

2008 – Beije Minha Alma – premiado pelo 12° Cultura Inglesa Festival

2008 – Sob a Nudez dos Olhos – contemplado pelo 2° edital do Programa Municipal de Fomento à Dança e pelo Circuito SESI de Dança 2008

2007 – Versos da Última Estação – contemplado pelo PROAC -Programa de Ação Cultural para pesquisa e investigação em Dança

2006 – Sem voz, sem sono, sem vez – Criado para a Domínio Cia de Dança de Natal-RN em 2006 e remontado na Cia Fragmento neste mesmo ano

2004 – In verso – Criação realizada sem apoio financeiro, contemplada, em 2005, pelo projeto “Sesi Novos talentos”

2002 – Reticência – Criação realizada sem apoio financeiro, participou do projeto “Outras Danças” (Sesc Ipiranga), do Panorama Sesi da Dança-2003 (Sesi da Paulista) e da I Mostra Natal de Dança (Escola de Música da UFRN)

KASULO

KASULO ESPAÇO DE ARTE

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Espaço de resistência que já celebra mais de 10 anos de existência.

 

Em dezembro de 2008 nascia o Kasulo – Espaço de Arte e Cultura, localizado na rua Sousa Lima 300, na região da Barra Funda. Sede da Cia Fragmento de Dança e da Cia Carne Agonizante, o espaço construiu um importante elo cultural com a capital paulistana, promovendo ações de compartilhamento entre artistas de diversas áreas, investindo em formação e realizando permanentemente temporadas artísticas.

 

Ações como Terça aberta no Kasulo, Cinema na Rua, canal Murro TV, além de oficinas e aulas regulares fazem parte de sua trajetória. Também abre suas portas para discussões envolvendo políticas culturais, recebendo com frequência as reuniões do Movimento a Dança se Move.

Kasulo-sobre-preto.png
Vanessa Macedo
Foto2 Leo Lin_edited.jpg

VANESSA MACEDO

Natural de Natal – RN, iniciou seus estudos em dança com o Prof. Edson Claro na UFRN, depois de uma experiência de 10 anos como ginasta e técnica de ginástica rítmica. Coreógrafa, bailarina e diretora da Cia Fragmento de Dança de São Paulo - SP, criou 23 trabalhos artísticos, apresentando-se em várias cidades do Brasil e em importantes festivais nacionais e internacionais. Atualmente, é pós-doutoranda em artes cênicas pela ECA-USP e integrante do Grupo de Pesquisa LADCOR – Laboratório de Dramaturgias do Corpo. Formou-se em direito pela UFRN, é mestra em artes pela UNICAMP e doutora em artes cênicas pela ECA – USP. No primeiro semestre de 2019, foi professora especialista visitante no curso de graduação em dança da UNICAMP e, no segundo semestre de 2020, foi professora convidada do Programa de Pós-graduação do curso de Artes Cênicas da ECA-USP.

Ainda no ano de 2020, passou a fazer parte da coordenação artístico pedagógica do Centro de Referência da Dança. Como bailarina, dançou na Gaia Cia de Dança (Natal-RN), na Cia de Danças de Diadema (Diadema – SP), na Quasar Cia de Dança (Goiânia-GO), na Cia Carne Agonizante (São Paulo – SP). Desenvolve pesquisa sobre dramaturgia na dança, autodepoimento nas artes, representações e performatividade do feminino. É idealizadora e curadora do evento permanente “Terça Aberta no Kasulo” e também do projeto “Mulheres em Cena", colocando as representações e performatividades do feminino como questão central. É uma das gestoras do Kasulo Espaço de Arte, localizado em São Paulo – SP, idealizando e produzindo diversas atividades ligadas à arte.

Equipe
Luciana-Fellipe Oliveira -28_edited.jpg

Luciana Venancio

Produtora cultural, atriz, psicóloga e arte educadora. Dirige a MoviCena Produções juntamente com Jota Rafaelli e Rafael Petri, a produtora foi criada em 2016 com o intuito de produzir projetos de teatro, dança, mostras, entre outros eventos culturais, além de realizar projetos de audiovisual. Últimos projetos produzidos (2022 e 2023): Direção de produção: “Tatuagem” - Prêmio Zé Renato / “Nossos Ossos” - `Proac (Cia da Revista). “POP” - Prêmio Zé Renato / ”Cocô de Passarinho” Eva Furnari - Viagem teatral do Sesi (Cia Noz de Teatro). “Do que são feitas as estrelas?” - Prêmio Zé Renato (direção: Kiko Marques). Produção: “100 JACÓ: centenário de Jacó Guinsburg” (Sesc/SP e Editora Perspectiva).  “Danças para sonhar, sonhos para existir” - Fomento à Dança / “Mostra Mulheres em Cena” – SMC (Cia Fragmento de Dança). Administração de projeto: “Bando Manifesta” - Fomento à Dança (Núcleo Entretanto e Kleber Lourenço).

IMG_0767_edited.jpg

CRISTIANO SARAIVA

Iniciou o seu contato com a Cia Fragmento de dança, em 2018, como convidado do elenco no trabalho ÀLa Carte e, na sequência, passou a integrar oficialmente o elenco. Iniciou a formação artística no Programa Vocacional em 2011, sob orientação artística de Liana Zákia. Foi integrante do Projeto Núcleo Luz de 2014 a 2018, período que contemplou os ciclos de formação I e II, tendo participado dos espetáculos Heurói, O Lago de Nós, Okinosmov - Um Ballet Nada Russo e Espaços de Ser. Como integrante de coletivos independentes foi contemplado pelo Programa VAI, em 2013 e 2016, com os projetos Facebunda e deFORMADOS e em 2020 pelo ProAc 04/2020 com o projeto O Verdadeiro Momento do Falso. Foi artista residente na Cia Diversidança, participando como intérprete e intérprete criador de Por que Danço? - Manifesto Poético e Desabafos. Atuou na Cia Pé no Mundo como intérprete em Arquivo Negro e outros trabalhos. Atualmente também faz parte da Cia Limanya de danças africanas, Cia Sansacroma e integra o elenco de L.A.M.A do Núcleo Ajeum.

DSC_4412-1.jpg

DIEGO HAZAN

Diego Hazan é intérprete na Cia Fragmento de dança desde 2014, com direção de Vanessa Macedo. Deu início aos seus estudos em Natal – RN, onde trabalhou com grandes nomes como Wanie Rose, Edson Claro, Clebio Oliveira e Marcelo Pereira. Em sua atuação como Intérprete integrou a Aviva Cia de Dança (2009 -2011), Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (2011-2014), Anacã Cia de Dança (2014) e Cia de Dança Andréia Sposito (2014). Hoje também atua como Professor Contemporâneo, Heels Class e Jazz no Studio Anacã, WA Danças e Kasulo Espaço de Cultura e Artes, (Dept Cult).

mutantes280517-Leo-Lin-121.jpg

MAITÊ MOLNAR

Bailarina e assistente de direção da Cia Fragmento de Dança desde 2011, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2004 a 2007). Sua experiência profissional começou na StacattoSP ciaDança, onde foi convidada a compor o elenco por Caren Polido, que assinava a direção na época. Posteriormente a Cia contou com a direção de Fernando Machado. Na Stacatto trabalhou com coreógrafos como Ivonice Satie, Anselmo Zolla, Luiz Ferron, Sandro Borelli, entre outros. Em 2010 foi convidada para dançar no I Festival de Danza Contemporânea In Vitro, em Cuenca-Equador integrando o Núcleo Mercearia de Ideias. Em 2014, recebeu o Prêmio Denilto Gomes de Dança (da Cooperativa Paulista de Dança), como bailarina revelação, pelo espetáculo “Aos Vencedores, As Batatas” da Cia Fragmento de Dança.

WhatsApp Image 2023-03-22 at 18.23_edited.jpg

Gabriela Ramos teve o seu primeiro contato com a Cia Fragmento em 2020, numa oficina que se desdobrou em residência, na qual foi convidada para fazer parte do trabalho “Do Improvável” (2021- 2022). Na sequência, passou a integrar o elenco. É artista do corpo, pesquisadora e produtora cultural. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, em que se dedica à pesquisa sobre Educação Não Formal como possibilidade para o debate das questões étnico-raciais. É técnica em Dança pela Etec de Artes e estudante de Produção e Gestão Cultural pela São Paulo Escola de Dança. Também em 2022, participou como bailarina da comissão de frente de escolas de samba do carnaval paulista e como intérprete-criadora da ColetivaNós. Hoje, além de integrar o elenco da Cia. Fragmento de Dança, realiza trabalhos independentes no campo da produção cultural.

GABRIELA RAMOS

EQUIPE

bottom of page